quinta-feira, 7 de julho de 2011

Boletim INFORMATIVO Ano 01 – No. 01 -

               CeNTRO DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA “Ir. Jandira Bettoni” – CDHC
Filiado ao Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH
e  Articulador do MNDH-SC – parceiro do CEAV-Lages
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA

O CDHC de Lages iniciou sua caminhada no ano de 1988, com um grupo de professores, estudantes secundaristas membros da Pastoral Estudantil e outros agentes de pastorais sociais da Diocese de Lages, tendo sido batizado como “Associação de Direitos Humanos da Região Serrana”. Sua primeira coordenadora foi Erli A. Camargo, então professora e assessora da Pastoral Estudantil na Comissão Nacional. Seu primeiro estatuto social data de 1992.
Na continuidade, em 1998, teve seu estatuto e denominação mudados, passando a ser chamado de “Centro de Direitos Humanos e Cidadania da Região Serrana”, tendo como seu coordenador geral, o então Pe. Celso Lorascki.
Em maio de 2005, passou por nova reformulação estatutária, sendo denominado de “Centro de Direitos Humanos e Cidadania  Ir. Jandira Bettoni” – CDHC, tendo sido seus coordenadores gerais: Arnete Trein, Pe. Hermes A. Tonini, Maria Apa. da Fonseca e, atualmente, Ir. Irdes Lucia Guadagnin.
Sua Diretoria é formada por 6 membros, somando a ela, mais os conselheiros administrativos e conselheiros fiscais, num total geral de 16 pessoas, todos prestando serviços voluntários.
Contamos hoje com uma assistente social cedida pela Prefeitura de Lages, e uma secretária executiva, paga pelos sócios contribuintes. À frente das assessorias jurídica e pedagógica, está a pedagoga e advogada Erli A. Camargo, que também assessora juridicamente o Centro de Atendimento a Vítimas de Crimes – CEAV-Lages, um programa da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República que, em SC, é  coordenado pelo Centro Cultural Escrava Anastácia, com sede em Florianópolis, com quem o CDHC formalizou recentemente parceria.
Somos representados atualmente nos seguintes Conselhos Paritários: da Mulher, do Idoso, das ONGs e no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Temos inscrição no CMAS, no CMDCA, além de formarmos parte do Fórum das Pastorais Sociais e do Conselho Diocesano de Pastoral.
Como filiados ao MNDH, assumimos, em julho de 2010, para uma gestão de 2 anos, a articulação do MNDH-SC.
Entre nossos objetivos se encontra um que destacamos: “Divulgar e promover os Direitos Humanos, a Cidadania Plena, a Ética, a Paz, a Democracia e os valores universais”, tendo como lema: “Luta pela Vida, contra a violência”.

AGENDA PERMANENTE
Reuniões de Diretoria:
à Todas as primeiras quartas-feiras de cada mês, das min às na sede.

Reuniões preparatórias para o II Colóquio Latino Americano de DH e Cidadania que acontecerá entre 05 e 10 /12/11  em Lages: todas as quartas-feiras, das 19 às na sede.
IMPORTANTE: todas as nossas reuniões são abertas a todos os interessados.
AGENDE-SE CONOSCO:
01/07/11 – Posse dos Conselheiros Tutelares – gabinete do Prefeito
02/07/11 – II Encontro Regional sobre Cooperativismo e Economia Solidária. Objetivo: formar cooperativa de trabalho com pessoas que desejem gerar renda numa perspectiva solidária
Local: CEAV – Lages
Horário: das min às min.
06/07 às Audiência Pública sobre Desenvolvimento Regional – ACIL
12/06/11Audiência Pública sobre Defensoria Pública em SC – ALESC/Florianópolis.
13/07 às Reunião com a Rede de Atendimento a Vítimas de Crimes – CEAV-Lages.
18/07/11 -  Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Lages para expor sobre nosso trabalho.

ENCONTRE-NOS:
Endereço: R. Correia Pinto, 376 – Centro – Lages-SC
Fone/Fax: (49) 3222 4031.
Disque 100 para Denunciar violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes
Disque 0800 642 2115 (CEAV) para denunciar crimes contra a pessoa.
Em caso de Urgência: Celular: (49) 9992 3902

TODOS os telefones guardam sigilo absoluto de sua identidade
BUSQUE AJUDA!  NÃO SE CALE DIANTE DA VIOLÊNCIA! EXERÇA SUA CIDADANIA!
Ajude-nos a cuidar da VIDA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário